Os desafios para a construção de um modelo de segurança com cidadania no próximo governo do RS

Foto Cézar Barbosa

Fonte: Prefeitura de Canoas

Durante a primeira mesa de abertura do Seminário “O papel dos Observatórios de Segurança Pública na construção de uma segurança Cidadã: Panorama e perspectivas”, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas Alberto Kopittke preferiu não apresentar o modelo de Canoas para falar o que serão, em sua opinião, os principais desafios que serão enfrentados pela equipe de segurança, do próximo governo do estado, a qual fará parte a partir de 1º de Janeiro. Na integra o secretário falou: “Será uma responsabilidade com alto grau de expectativa da sociedade na aplicação do novo modelo de segurança” disse. “Precisaremos superar a partidarização, encontrar um nível de consenso para dar um salto na gestão. Isso será levado a sério para buscar resultados. Teremos que ter humildade para aprender com colegas de outras gestões, outras corporações. Vamos colocar todos os esforços para reestruturar a segurança pública do Rio Grande do Sul. Dedicar muita energia para as reformas estruturais mesmo que os resultados demorem um pouco a aparecer. Em Canoas ficamos um ano planejando, captando recursos. O desafio agora será muito maior e será preciso paciência para dar um salto qualitativo dentro do novo modelo da segurança pública. Por dentro deste sistema devemos avançar. É preciso cada vez mais aproveitar os quadros técnicos independentes da posição partidária.”

Kopittke elencou quatro desafios que virão a partir da gestão do governadorTarso Genro: unir pensamentos e prática, engajamentos dos municípios na segurança pública, ampliar a concepção de segurança para além das ações policiais e um salto qualitativo de todas as instituições da segurança pública, em dois temas: relação com as comunidades e com o objetivo de criar vínculos positivos e a relações com tecnologias. Para que esses desafios possam ser vencidos “as policias tem que assumir a vanguarda desse processo” disse o atual Secretário de Canoas.

Leia a matéria completa em O papel dos municípios na segurança pública é debatido na abertura do seminário do observatório de segurança

Taís Dalri

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s