Programa ‘Territórios de Paz’ registra diminuição da criminalidade

Programa do Governo Federal registrou queda de quase 80% no número de homicídios em Vitória, Serra, Vila Velha e Viana

Implantado há cerca de um ano em bairros com altas taxas de criminalidade, o programa “Territórios de Paz”, do Governo Federal, começa a colher bons resultados. Presente em comunidades de Vitória, Serra, Vila Velha e Viana, o programa pacificador mostrou, em algumas áreas, a diminuição de quase 80% no número de homicídios. A melhor performance foi registrada em Vila Bethânia, em Viana.

De acordo com o tenente-coronel Jailson Miranda, coordenador estadual da Polícia Interativa, a metodologia de aproximação com a população estabelece uma ligação entre a sociedade e a Polícia Militar. Isso, segundo ele, facilita o alcance dos índices de aceitação e redução das taxas negativas.

“A PM trabalha com a aproximação da polícia com a comunidade, isso estabelece uma confiança contínua, e nós trabalhamos com informações que fluem mais facilmente e facilita o controle da criminalidade nas regiões”, diz Miranda.

Ouça a entrevista com o tenente-coronel na CBN Vitória

A população aprova a medida. Para a aposentada Débora Venâncio dos Santos, de 70 anos, a presença constante de agentes pacificadores nas ruas de Vila Bethânia trouxe a sensação de liberdade e segurança para as pessoas.

“A gente sabe que tem polícia passando direto e, por isso, se precisarmos chamar, sabemos que eles estão por perto. Não há mais tanta dificuldade como era antigamente. Aqui já foi muito violento, já mataram muita gente. Até gente que eu conhecia”, contou a aposentada.

Segundo o coordenador do projeto, os “Territórios de Paz” poderão ser levados para outras regiões da Grande Vitória. Isso depende de uma avaliação do Ministério da Justiça. “Existe a possibilidade do Ministério da Justiça querer dar continuidade ao programa e expandí-lo, assim como o novo comandante geral da PM também já tem esse programa no planejamento estratégico da PM”, ressaltou Miranda.

A possibilidade é comemorada pelo aposentado Manoel Gouveia, que há 38 anos vive no mesmo bairro. “Antigamente aqui se usavam muitas drogas. Era uma falta de respeito danada. Os marginais fumavam na cara de qualquer um. Agora as autoridades têm que estar junto da gente, para ‘olhar nós'”, disse.

O “Territórios de Paz” é um conjunto de ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Entre os principais eixos da iniciativa, estão a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário e o combate à corrupção policial. Até o fim de 2012, o Governo Federal deve investir mais de R$ 6 bilhões no programa.

*Reportagem da Rádio CBN Vitória (93,5 FM) – 18/01/2011

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s