Pronasci quebra paradigmas na área da Segurança Pública

Sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Segurança de Canoas.

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) vem provocando uma revolução na área da segurança pública no País, tornando-se referência na prevenção e combate à violência. Nesta sexta-feira (21), o governador Tarso Genro e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinam o reingresso do Rio Grande do Sul ao programa, em solenidade no Palácio Piratini, às 10h. No Estado, são realizadas ações em conjunto com o Ministério da Justiça, ao mesmo tempo em que é estruturado o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci); e Canoas é a referência.

A cidade da Região Metropolitana tornou-se modelo no País com o Território de Paz no bairro Guajuviras, implementado em 2009. As ações estão focadas em diversos projetos contra a criminalidade, como atividades sociais para os jovens, fortalecimento de lideranças femininas e a criação da polícia comunitária, mais próxima dos cidadãos. A área, considerada uma das mais violentas do RS, vive hoje um novo momento: por meio de ações do Pronasci, foram reduzidos em 37,5% o número de homicídios no bairro este ano, refletindo em uma queda de 18% nos homicídios da cidade, e em uma redução de 37% no furto de automóveis.

De acordo com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o resultado é fruto de políticas concretas, envolvendo a Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, aliados à tecnologia, com a inserção da Central de Vídeomonitoramento das Vias Públicas e do Observatório da Segurança Pública. Em sintonia com essas ações, projetos sociais, como Mulheres da Paz, Protejo, Casa das Juventudes, Pacificar, Justiça Comunitária e Agência de Boas Notícias, estão dando novas oportunidades aos jovens e à comunidade.

A estudante Janice de Sá Brito, 17 anos, participa da oficina de WebTV da Agência de Boas Notícias Guajuviras, já realizou quatro vídeos e tem mais dois documentários sendo produzidos. Ela conta que a partir deste projeto descobriu a profissão que pretende seguir. “Aqui temos oportunidade de conhecer algo novo e termos uma profissão. Quero ser jornalista”.

A assinatura do reingresso, nesta sexta, permitirá ao Governo dar continuidade a projetos que apresentam resultados significativos na redução da violência no Estado, como os realizados em Canoas, além de assegurar novos investimentos. “O Pronasci trouxe identidade, felicidade, alegria para estas comunidades, que antes tinham medo de sair à noite nas ruas. No lugar do medo há, hoje, uma comunidade ativa, crítica, participativa, que tem acesso à cultura, ao esporte e ao lazer e que tem, principalmente, direito à vida”, destacou o prefeito.

Financiamento habitacional

Na mesma solenidade, com a presença do superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) no RS, Valdemir Colla, será firmado, no âmbito do Pronasci, acordo de cooperação entre Estado e CEF para financiamento de residências para servidores estaduais da segurança pública que ganhem até seis salários mínimos. Serão garantidos todos os subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida, sem a exigência de que o cadastro dos interessados esteja regularizado.

Para encerrar o evento, serão entregues quatro Delegacias de Polícia (DP) móveis. Adquiridos com verbas do Pronasci, esses equipamentos permitirão o atendimento a comunidades carentes em lugares onde seja difícil o acesso à DP mais próxima. Desta forma, darão mais agilidade ao trabalho policial em eventos e locais de grande movimentação de pessoas.

Proesci

O Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci) será responsável por todas as ações do Pronasci no RS, articulando políticas públicas de segurança com ações sociais. Prioriza a prevenção, o apoio das comunidades no combate à violência, a reestruturação penitenciária e a valorização das polícias.

Fonte: Portal do Governo do RS

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s