O grande ABC Paulista

Durante a minha visita em São Paulo, tive a oportunidade de conhecer o Consórcio do Grande ABC Paulista, que o secretário Luís Paulo Bresciani teve a gentileza de me apresentar.

A região do ABC Paulista compreende sete cidades que fazem parte do Consórcio  Intermunicipal:  Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Os recursos financeiros do Consórcio são constituídos por cotas de contribuição anual dos municípios integrantes, em percentual proporcional à receita de cada um. Em 2010 o orçamento anual  foi de R$ 4.6 mi, sendo 0.1% de contribuição destes municípios integrantes.

Para compor o Planejamento Regional Estratégico 2010/2020 existem Grupos de Trabalho (GT) para cada eixo de atuação, formados por técnicos representantes indicados pelos prefeitos de cada um dos sete municípios. Esses técnicos têm o papel de mapear as demandas, elaborar projetos e encaminhar propostas de políticas públicas de caráter regional, dentro destas principais áreas:

Segurança Pública

Saúde

Educação, Cultura e Esportes

Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambienta

Desenvolvimento Econômico

Assistência Inclusão Social e Direitos Humanos

Infraestrutura

Nestes vinte anos de existência, o consórcio já realizou grandes projetos, dentre eles a Universidade do ABC, o sistema de prevenção a enchentes, a reestruturação de hospitais e o projeto Casa Abrigo, que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Todos estes em voltados exclusivamente em prol da qualidade de vida dos moradores.

O mérito das realizações destes projetos está no Planejamento Estratégico realizado pelo consórcio que de forma estruturada e precisa, monta estratégias que prevejam e programem ações prioritárias para os próximos dez anos no grande ABC. Na minha opinião um grande avanço, já que fica mais fácil da organização identificar os problemas futuros e criar maneiras de solucioná-los antes da crise.

Muitos destes projetos observados em São Paulo, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge também presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre, já as utiliza no município de Canoas nossa região metropolitana aqui do RS.

A Granpal assim como o ABC Paulista, têm potencial enorme para realizar programas através destes mecanismos inovadores. Estamos no caminho certo para concretizar ações que irão trazer soluções para nossas áreas mais conturbadas e qualidade de vida para os moradores da região metropolitana do RS.

Para maiores informações acesse o site do consórcio paulista: http://www.consorcioabc.sp.gov.br

Sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC Paulista

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s