Estamos de olho!

O Diário de Canoas desta quinta feira (29) traz uma matéria no qual se destaca um projeto que tive a oportunidade de conhecer em 2009. Na época o então Superintendente da Polícia Federal Rodoviária (PRF) me apresentou o sistema de vídeomonitoramento da BR-116. Na ocasião era apenas uma idéia. O atual Governador do RS, Tarso Genro, ocupava o cargo de Ministro da Justiça há dois anos atrás. Ele assinou o projeto contribuindo para a captação de recursos para dar forma ao plano de monitorar a BR.

Hoje é com grande satisfação que vejo aquele projeto finalmente estar concreto graças ao esforço do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e da integração dos municípios, que tem papel importante nessa nova e inédita fase para qual avança a segurança pública do nosso estado.

Com a BR-116 monitorada 24 horas por câmeras de segurança, muitos acidentes e imprudências de trânsito serão coibidas neste trecho.

Quando houver infrações na rodovia a PRF será avisada imediatamente e poderá enviar a viatura mais próxima para atender a ocorrência, otimizando o tempo de atendimento ao motorista. Quando as unidades estiverem ocupadas e nenhuma viatura puder se deslocar, o sistema de monitoramento irá informar a placa e a situação da ocorrência. Assim, o DETRAN poderá calcular a penalidade prevista para tal infração. A multa irá pelo correio em até trinta dias ao proprietário do veículo.

Existem novos sistemas disponíveis no RS que já podem trazer melhor aproveitamento da inteligência policial. A próxima fase do projeto visa interligar todas as centrais de monitoramento de toda a região metropolitana, qualificando ainda mais o atendimento aos milhares de motoristas que circulam diariamente na BR-116.

Vem coisa nova por aí…

Esse post foi publicado em Segurança Pública. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário