A tecnologia a serviço da segurança

Porto Alegre ocupa o terceiro lugar no ranking das grandes cidades com altos índices de roubo e furto de veículos no ano de 2010.

O Projeto Cerca Eletrônica lançado pelo Consórcio Metropolitano hoje (13), do qual o prefeito de Canoas, Jairo Jorge é o presidente, visa diminuir esses números e interligar de maneira inteligente as cidades que compõem a Região Metropolitana.

É um sistema inteligente de segurança, que entre outros elementos de informação, utiliza OCR (Leitor de placas) para fornecer informações qualificadas para as forças policiais, utilizando alta tecnologia para identificar veículos a serviço do crime.

Trabalha com a relação tempo x espaço, associabilidade em delitos, informações de abordagens, coincidências temporais ou físicas. ausência ou repetição de padrão comportamental.

São pontos interligados no em torno da Região Metropolitana e  nos limites dos municípios, formando cercas entre eles uma ‘cerca eletrônica’.

O cruzamento de dados entre os municípios com este sistema implantado, permitirá a identificação de todos os veículos que entram e saem da região. Este sistema foi testando anteriormente em Idaiatuba – SP e trouxe uma redução de 70% no roubo e furto na região metropolitana de São Paulo.

O governador Tarso Genro estava presente no evento e comprometeu-se a buscar recursos para viabilizar o projeto que nas suas palavras “é um dos mais inovadores que o RS já viu”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Segurança Pública. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s