Guarda Municipal de Canoas investe em informatização do sistema

A iniciativa constituiu uma estratégia voltada a facilitar o registro, a unificação e a gestão de todas as atividades tático-operacionais da GMFocada em modernizar e aperfeiçoar o sistema de registro, a Guarda Municipal de Canoas (RS) contou com a participação da equipe de TI da Prefeitura Municipal para a implantação da solução uMov.me – ferramenta da Trevisan Tecnologia voltada para desenvolvimento de aplicativos empresariais para smartphones e tablets. A complexidade da nova atuação institucional da Guarda Comunitária, em decorrência de um processo de mudança na mediação de conflitos interpessoais e na prevenção das violências levou a administração a voltar os olhos para uma informatização estratégica.

Todas as mudanças, desde o perfil institucional até o reposicionamento estratégico da atuação da Guarda Comunitária, foram subsidiadas, acompanhadas e monitoradas pelo Observatório de Segurança Pública.

“Um dos pontos mais importantes da contribuição do Observatório para a reestruturação tático-operacional da Guarda Comunitária consiste na criação, na sistematização e análise de um novo sistema de registros, composto por dados de todos os atendimentos da Guarda Municipal de Canoas, registrados nos Boletins de Atendimentos e nos Registros de Ocorrência Administrativas. A partir disso, pode-se verificar o trabalho de cada equipe, a relação guarda-comunidade e guarda-comunidade escolar, a sazonalidade dos atendimentos, seus agenciamentos, incluindo horários, dias da semana, natureza dos conflitos e das violências e os meios de comunicação empregados, por exemplo”, avalia Eduardo Pazinato, presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Públicos Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (ASGMUSP).

De acordo com o executivo, tão importante quanto a escolha da ferramenta uMov.me foi o processo participativo e qualificado de concepção de um moderno sistema de registro para mensurar os atendimentos e encaminhamentos realizados pela Guarda Municipal. Dessa forma, o processo de adaptação do uMov.me às especificidades e às necessidades de uma agência local de segurança pública, como a Guarda Municipal, foi considerada fundamental. “Nessa dinâmica, contou-se com a participação ativa de um guarda municipal com graduação em Tecnologia da Informação. Isso foi decisivo tanto na interface com os gestores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania quanto no diálogo com os pesquisadores do Observatório de Segurança Pública e com os usuários diretos da ferramenta”, pondera.

Para Pazinato, o protagonismo de um servidor de carreira, desde o processo de concepção até o monitoramento do uso do sistema, potencializa a incorporação dessa ferramenta de forma permanente e continuada no contexto da modernização e do aperfeiçoamento da gestão.
O processo de implantação da ferramenta teve inicio no segundo semestre de 2011, após um ano da implantação de um sistema manual de registro de Boletim de Atendimento e de Ocorrências Administrativas da Guarda Municipal. A informatização do sistema constituiu uma estratégia voltada a facilitar o registro, a unificação e a gestão de todas as atividades tático-operacionais. Em cerca de três meses, o uMov.me foi adaptado às especificidades e necessidades da Guarda Municipal de Canoas e iniciou-se um projeto-piloto nas duas maiores áreas de atuação da Guarda no município: os Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho/Harmonia, ainda em 2011.

Expectativas
A partir dessa nova metodologia de registro eletrônico, aplicada a um dispositivo móvel, a Guarda Municipal de Canoas espera um melhor direcionamento efetivo através da elaboração dos chamados cartões-programa (roteiros pré-definidos de atuação cotidiana), além de conquistar um encaminhamento mais ágil das demandas da população aos serviços públicos e potencialização da atuação da Sala Integrada de Monitoramento, onde se localizam um conjunto de tecnologias que conformam o programa estratégico Canoas Mais Segura, junto ao Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas.
“Também esperamos poder reorganizar e padronizar o trabalho da Ronda Comunitária, em especial da Ronda Escolar. Queremos viabilizar a elaboração de estudos e pesquisas do Observatório de Segurança Pública, com a finalidade de proporcionar o cruzamento dos dados coletados com outras informações criminais e não criminais”, completa Eduardo Pazinato ao mencionar que a ferramenta deve ainda contribuir no planejamento das comissões internas de Prevenção das Violências nas Escolas. “Acredita-se, finalmente, que as tecnologias de dispositivo móvel que registram o trabalho da Guarda Municipal, além de padronizarem o trabalho e darem visibilidade para essa instituição, podem contribuir para uma melhor eficiência, eficácia e efetividade dos esforços políticos-institucionais de prevenção das violências e da criminalidade desde o poder local”, conclui.

Atualmente, a solução é utilizada pela totalidade dos servidores da Guarda Municipal que participam do projeto Guarda Comunitária junto às Áreas Integradas de Segurança Pública. A tecnologia será oficialmente lançada no final de fevereiro como parte da volta às aulas nas escolas de Canoas, tendo em vista as atividades de prevenção às violências nas escolas.
Próximos passos
Monitorar a funcionalidade do sistema no uso cotidiano pela Guarda Municipal, assim como colaborar para o aperfeiçoamento e a modernização esperadas da gestão da instituição, no que se refere à prestação do serviço público junto à comunidade de Canoas e ao compartilhamento “on time” das análises técnico-científicas do Observatório de Segurança Pública fazem parte dos projetos da GM de Canoas.
Segundo Pazinato, posteriormente à consolidação da ferramenta, pretende-se incorporar ao trabalho da Guarda Municipal novas técnicas que dialoguem com o georreferenciamento aplicado ao REG-M e à tecnologia móvel embarcada. “A ideia é otimizar, ainda mais, a gestão dos recursos físicos e humanos disponíveis”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s