Sistema ajudou a reduzir crimes em cidade paulista

Idealizador do projeto, Alberto Kopittke, diretor executivo do Consórcio Metropolitano da Granpal, afirma que o mecanismo será uma forma de integração das forças de seguranças.

– A tecnologia, isoladamente, não resolve nada. O sucesso do projeto dependerá do nível de envolvimento das instituições.

O presidente da Granpal, Jairo Jorge, lembra que foram dedicados seis meses em pesquisas para escolher um equipamento que atendesse às necessidades:

– Optamos por um sistema que cruza dados e gera um padrão de inteligência para enfrentar o crime. Buscamos o que há de melhor e tem tecnologia nacional. O carro é moeda para os bandidos, e estaremos retirando o combustível do crime.

Segundo ele, é analisada a forma jurídica mais adequada de adquirir o sistema, pois trata-se de produto sem tecnologia similar disponível no mercado, o que autoriza a compra com dispensa de concorrência pública, conforme previsto na lei das licitações. Desenvolvido pela empresa paulista Multiway, o mecanismo a ser implantado é utilizado em mais de 50 cidades de São Paulo e do Mato Grosso.

Recentemente, foi instalado para testes no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. O sistema tem obtido os melhores resultados em Indaiatuba (SP). Em uso há três anos, ajudou a reduzir em 2011 os índices de furto e roubo de veículos (55,6%), de roubos (13,8%) e de homicídios (20%).

– O projeto é revolucionário – afirma o delegado da Polícia Civil Carlos Sant’Ana, gerente do projeto na SSP, que esteve na sexta-feira em Indaiatuba para conhecer a experiência paulista.

*O repórter viajou a Indaiatuba (SP) a convite da empresa Multiway para conhecer o funcionamento do sistema de vigilância naquela cidade, que será implantado no Estado.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s