Central de Polícia Civil é inaugurada em Canoas

Complexo oferece atendimento qualificado e nova estrutura à população

A nova Central de Polícia Civil de Canoas, inaugurada segunda-feira, 4, representa um grande avanço na área de segurança pública na região metropolitana. Em uma área total de 2.400m², localizada no bairro Moinhos de Vento, foram instaladas a 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA) e a 3ª Delegacia de Polícia (DP), que inclui a Central de Termos Circunstanciado e o Cartório do Idoso e de Pessoas com Deficiência.

Ao todo, são 70 policiais no local, incluindo equipes no plantão de pronto atendimento e na área judiciária para lavratura de flagrantes. A qualificação dos profissionais e a estrutura física foram pensadas para atender as demandas com maior eficácia, com espaços diferenciados para os diferentes tipos de atendimento e recursos adequados às necessidades dos agentes de segurança para o exercício de suas funções.

Um novo conceito sobre segurança pública

A Central, projetada há dois anos, abre suas portas com o desafio de aprimorar o relacionamento com a comunidade, reforçando o sentimento de confiança dos cidadãos com a polícia. “Essa visão equivocada de que a questão de segurança pública diz respeito apenas ao uso da força indiscriminada, sem planejamento, sem compreensão, é uma visão que precisa ser superada”, avaliou o Governador Tarso Genro.

O projeto está de acordo com o conceito empregado no Programa RS na Paz, do Governo do Estado, e idealizado na gestão de Tarso no Ministério da Justiça, e implantado em Canoas por Jairo Jorge e Alberto Kopittke. “O trabalho que nós realizamos no Ministério da Justiça desenhou uma nova visão de segurança pública que não é fácil de ser implementada e exige mudanças em profundidade”, afirmou Tarso Genro.

Municípios protagonistas nas ações de segurança

As mudanças no sistema são construídas com base no diálogo e interação com a comunidade, qualificação e valorização dos profissionais, e investimentos tecnológicos. Para que isto se efetive é fundamental a interação entre as esferas federal, estadual e, principalmente, municipal, que passa a ter um papel mais amplo nas ações de segurança pública, explica Kopittke. Ele destaca a importância do protagonismo do município, através de ações como o Bolsa Policiamento Comunitário: “É um auxílio fornecido pela Prefeitura de Canoas.  Os policiais envolvidos em ações dos territórios de paz são gratificados com uma importância de R$450.  Os municípios também devem colaborar na área de segurança, e não apenas contemplar as ações do Estado”, defende Kopittke.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Segurança Pública. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Central de Polícia Civil é inaugurada em Canoas

  1. Régis Kovalski Jr. disse:

    Parabéns por mais essa batalha que termina em vitória, Alberto!
    Sou filho de policial civil e acostumei-me a ver o sucateamento da instituição. Logo, sem palavras para definir a minha alegria ao ver o investimento inteligente na segurança pública!
    Nós, da sociedade, somos os maiores beneficiados! Obrigado por colocares tua energia nesta causa tão nobre e primordial à efetivação de um sólido estado democrático de direito!

  2. Luiz Ziegelmann disse:

    Caro Alberto, parabéns! E tenho certeza que estas iniciativas contemplam também policiais com uma visão mais contextualizada e crítica da realidade, o que favorecerá ações mais humanizadas e, quem sabe, num futuro breve também interdiciplinares, através do trabalho conjunto com psicólogos, assistentes sociais, sociólogos e mesmo artistas em algumas ações, entre outros.. Abraço

  3. Julenir disse:

    Parabéns parece que estamos caminhando para um estado mais democrático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s